Justiça Federal veta propaganda de cerveja e vinho antes das 21h

Publicado em:  08/12/2012

<p>&nbsp;</p> <div style="text-align: justify;"> Uma decis&atilde;o da Justi&ccedil;a Federal ampliou as restri&ccedil;&otilde;es de publicidade para bebidas alco&oacute;licas no pa&iacute;s.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Pela decis&atilde;o, as restri&ccedil;&otilde;es, que at&eacute; ent&atilde;o aplicadas apenas a produtos de teor alco&oacute;lico acima de 13 graus Gay-Lussac (13&ordm; GL), passam a valer para todas as bebidas com gradua&ccedil;&atilde;o alco&oacute;lica igual ou acima de 0,5&ordm; GL.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Com isso, a restri&ccedil;&atilde;o passa a incluir cervejas e vinhos.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> O veto &agrave; publicidade entre 6h e 21h na TV, por exemplo, j&aacute; vigente para as bebidas mais fortes, passa a valer para essas demais bebidas.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A decis&atilde;o &eacute; do juiz Marcelo Borges, da Justi&ccedil;a Federal em Santa Catarina. Cabe recurso contra a decis&atilde;o.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A pedido do Minist&eacute;rio P&uacute;blico Federal, a Justi&ccedil;a tamb&eacute;m proibiu tamb&eacute;m que as propagandas de bebidas a partir de 0,5&ordm; GL fa&ccedil;am associa&ccedil;&otilde;es a esportes ol&iacute;mpicos ou de competi&ccedil;&atilde;o, ao desempenho saud&aacute;vel de atividades, &agrave; condu&ccedil;&atilde;o de ve&iacute;culos, a imagens ou ideias de &ecirc;xito e &agrave; sexualidade das pessoas.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> CR&Iacute;TICAS</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Na decis&atilde;o, o juiz criticou o fato de cervejas e vinhos terem ficado de fora das restri&ccedil;&otilde;es &agrave; publicidade at&eacute; agora. Segundo ele, isso fere a Constitui&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s e coloca o &quot;interesse econ&ocirc;mico da ind&uacute;stria acima da sa&uacute;de p&uacute;blica&quot;.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> O procurador M&aacute;rio S&eacute;rgio Barbosa, um dos respons&aacute;veis pela a&ccedil;&atilde;o, disse que ingressou com a medida para adequar a defini&ccedil;&atilde;o de bebidas alco&oacute;licas de acordo com o j&aacute; fixado por outras leis.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Ele citou que a Lei Seca, por exemplo, define o teor alco&oacute;lico como igual ou superior a 0,5&ordm; GL. &quot;Assim, as restri&ccedil;&otilde;es inerentes &agrave; publicidade tamb&eacute;m devem ser alteradas&quot;, defende.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> O procurador disse que o pedido visou ainda proteger a sa&uacute;de de crian&ccedil;as e adolescentes, combater a dissemina&ccedil;&atilde;o do alcoolismo e reduzir gastos p&uacute;blicos em sa&uacute;de com doen&ccedil;as ligadas ao consumo excessivo de &aacute;lcool.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A a&ccedil;&atilde;o da Procuradoria foi movida contra a Uni&atilde;o e a Anvisa (Ag&ecirc;ncia Nacional de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria), respons&aacute;veis pela aplica&ccedil;&atilde;o das restri&ccedil;&otilde;es &agrave; publicidade no pa&iacute;s.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> OUTRO LADO</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A AGU (Advocacia Geral da Uni&atilde;o) informou que se antecipou e recorreu da decis&atilde;o antes mesmo de ser notificada. N&atilde;o detalhou os argumentos do recurso, sob a justificativa de n&atilde;o prejudicar a an&aacute;lise do pedido pela Justi&ccedil;a Federal.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A Anvisa ainda espera a notifica&ccedil;&atilde;o para verificar se entrar&aacute; com recurso.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A Abrabe (Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Bebidas) foi procurada e n&atilde;o havia se manifestado sobre a decis&atilde;o at&eacute; a conclus&atilde;o desta edi&ccedil;&atilde;o.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> CONSULTA P&Uacute;BLICA</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Em 2005, a Anvisa iniciou consulta p&uacute;blica para tentar aumentar a restri&ccedil;&atilde;o &agrave; publicidade de bebidas alco&oacute;licas.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> Um dos motivos apontados &agrave; &eacute;poca era que a veicula&ccedil;&atilde;o de propaganda em hor&aacute;rio considerado &quot;impr&oacute;prio&quot; elevara o consumo de &aacute;lcool entre crian&ccedil;as e adolescentes.</div> <div style="text-align: justify;"> &nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"> A discuss&atilde;o terminou ap&oacute;s a AGU decidir que a restri&ccedil;&atilde;o s&oacute; poderia ser feita por meio de lei ou medida provis&oacute;ria.&nbsp;</div>


TAGS


<< Voltar