Publicado em: 24/02/2017
Em 2017, a Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ, Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, completa 50 anos de fundação. Criada em 23 de junho de 1967, a entidade tinha como objetivo valorizar a especialidade e promover um crescimento científico e profissional para a classe médica e para a comunidade. “Ainda hoje, esses valores continuam atuais, porque é primordial oferecer informação e educação para a comunidade, e aperfeiçoamento e atualização científica para os especialistas”, afirmou o atual presidente da APPSIQ, Osmar Ratzke.
No cinquentenário da entidade, o experiente psiquiatra, um dos pioneiros no Estado e respeitado entre os colegas, assumiu a presidência pelo próximo triênio. Para ele, a entidade vem pautando, ao longo dos anos, lutas e conquistas em defesa dos psiquiatras e de uma assistência psiquiátrica ampla, ágil e de alta qualidade técnico-científica às pessoas com transtornos mentais e seus familiares. “Tivemos um papel muito importante nessas últimas cinco décadas, contribuindo para diminuir o estigma e congregar e representar os psiquiatras do Paraná”, destacou.
Com o slogan "Há 50 anos unindo os psiquiatras do Paraná", o Jubileu de Ouro da entidade representativa dos psiquiatras paranaenses será comemorado com realização de eventos científicos e algumas ações direcionadas para a população. ”Pretendemos discutir os temas mais importantes da psiquiatria e da saúde mental para oferecer informações claras sobre os principais transtornos, síndromes e doenças relacionadas à saúde mental para pacientes e familiares”, explicou. A nova diretoria está trabalhando para organizar as atividades, que em breve serão divulgadas.