Publicado em: 29/05/2017
Cerca de 70 estudantes de Comunicação com habilitação em jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda da Uninter participaram de debate, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), sobre a cobertura da imprensa em casos de suicídio. A atividade aconteceu no dia 29 de maio, em Curitiba (PR), e contou com a participação do médico psiquiatra e vice presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), Marcelo Daudt Von der Heyde, e do renomado jornalista e professor de ética, Mauri Konig.
Em sua fala, Marcelo Heyde fez uma contextualização histórica e apresentou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para falar que é real o chamado “Efeito Werher”, que remete a uma onda de suicídio subsequente à divulgação inapropriada de casos de suicídio. A despeito do “Efeito Werther”, a APPSIQ lançou o “Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio?”. O nome Papageno faz referência ao personagem da obra de Mozart denominada “A Flauta Mágica” que, decidido em cometer suicídio, é salvo por três pessoas que o ajudam e dão alternativas ao seu sofrimento. É isso que a APPSIQ está buscando: prevenir que novos casos aconteçam e reforçar a ideia de que alguém em sofrimento precisa de ajuda profissional. "Neste sentido, o papel da mídia é fundamental para ajudar a criar um 'Efeito Papageno' na população através do noticiário, buscando fazer uma abordagem mais positiva e com fatores protetores à sociedade", explicou.
O jornalista e professor de ética, Mauri Konig, iniciou sua fala contando que a única reportagem que ele escreveu e foi vetado pelo veículo de comunicação em que trabalhava era sobre este tema, suicídio. Contou ainda que alguns manuais internos de redação de Empresas de Comunicação, citando a RBS e a Rede Globo, possuem restrição na divulgação de casos de suicídio justamente por acreditar que a cobertura para estes casos é controversa.
O debate, realizado no auditório do Centro Universitário Internacional Uninter em Curitiba (PR), foi mediado pela jornalista Silvia Valim e contou com a participação de muitos estudantes.
"O suicídio e a cobertura da mídia" foi o tema do debate promovido pelo #ChegaJunto, Coletivo de Ideias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, que deu o ponta pé inicial ao ciclo de palestras que serão realizadas nas universidades do Estado. Esta primeira ação do Sindijor-PR conta com o apoio da Associação Paranaense de Psiquiatria.
#prevenção
#suicídionamídia
#appsiq50anos