Publicado em: 29/06/2017
Na última segunda-feira, 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas, o presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), Antônio Geraldo da Silva, participou da cerimônia de abertura da Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Lícitas e Ilícitas (Previda), realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR). Também estiveram presentes o presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), Osmar Ratzke, o vice presidente da capital, Marcelo Daudt von der Heyde, e o vice presidente da região norte, Julio Dutra. Para os representantes da entidade médica que representa os especialistas no Estado, é fundamental a união dos órgãos para a conscientização sobre os malefícios do uso das drogas e a repressão ao crime organizado.
Estiveram presentes no evento, a promotora pública Cristina Ruaro; os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o chefe da Casa Militar coronel Elio de Oliveira Manoel; o vice-presidente e diretor administrativo BRDE, Orlando Pessuti; o presidente do Conselho Municipal de Politicas Sobre Drogas de Curitiba, Acácio Bernardes Faria Filho; e os deputados estaduais Guto Silva, Rubens Recalcatti e Paulo Litro.
O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da Coordenação do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Estratégico SEMEAR - Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras Drogas, realiza o encontro "Refletindo sobre drogas: o legal é prevenir". As palestras ocorreram na sede do MPPR, em Curitiba (PR), e o presidente eleito da APAL falou sobre mitos e verdades.
A Previda é uma iniciativa do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, com o apoio da Secretaria da Educação, Ministério Público do Paraná e polícias Militar e Civil. Pela primeira vez, a Semana foi planejada em conjunto com o conselho do município de Curitiba. Até sexta-feira, 30 de junho, algumas ações estão previstas em todo o Estado, serão palestras, debates, oficina de bonecos e apresentações sobre os programas em execução no Governo do Estado. Além disso, a polícia rodoviária estadual fará blitz educativa nas estradas.