Publicado em: 23/09/2017





Em Londrina, no dia 22 de setembro, mais de 200 participantes acompanharam o primeiro dia de atividades da X Jornada Paranaense de Psiquiatria. O maior encontro de Psiquiatria e Saúde Mental do Paraná abordou a temática da Psiquiatria da Infância e Adolescência, trazendo os maiores especialistas brasileiros em autismo, TDAH e transtornos de humor nesta fase, e também a questão da dependência tecnológica.
Na abertura, estiveram presentes Mario Takahashi, Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Londrina, Felippe Machado, Secretário Municipal de Saúde de Londrina, Sandra Flores, representante do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, e os médicos psiquiatras João Romildo Bueno, representando a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Osmar Ratzke, Presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, e Julio Cesar Nogueira Dutra, Vice Presidente da região Norte da Associação Paranaense de Psiquiatria e presidente da X Jornada Paranaense de Psiquiatria.
O evento conta com o patrocínio master da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e com apoio da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), da Associação Médica do Paraná (AMP), da Revista Saúde, da Clínica Renascer na Serra e da Unicred.
A abertura da programação científica se deu com a conferência "Autismo ao longo da vida, da pré escola à vida adulta", ministrada por Fábio Mello Barbirato Nascimento Silva, médico Psiquiatra, Especialista em Psiquiatra da Infância e Adolescência pela UFRJ, Psiquiatra Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Membro internacional da Associação Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência (AACAP), Professor da PUC Rio de Janeiro e Autor de vários livros sobre Saúde mental na infância e adolescência.
Na sequência, a médica psiquiatra, especialista em Psiquiatra da Infância e Adolescência pela UFRJ e mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ, Gabriela Macedo Dias, falou sobre “TDAH ao longo da vida, da pré escola à vida adulta e suas repercussões".
Para falar sobre "Dependência Tecnológica", o médico psiquiatra André Brasil, Diretor Secretário Regional Nordeste, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e Presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia, apresentou dados sobre a patologia e procurou interagir bastante com a plateia.
A Mesa Redonda intitulada “Transtornos de Humor na Adolescência” foi coordenada pela médica psiquiatra e professora de Psiquiatria da Infância e Adolescência na Unicesumar, Raquel Santana Proença, e pelo médico psiquiatra e professor das Faculdades Integradas de Patos – FIP PB, Adriano de Menezes Dantas.
Novidade
Cerca de 45 médicos e estudantes participaram do curso "Ressonância Magnética na avaliação de Mania e Síndrome Psicótica de origem vascular". O encontro aconteceu na manhã do dia 22, antecedendo as atividades científicas da X Jornada Paranaense de Psiquiatria. “Foi muito bom ver tantos interessados em psiquiatria secundária”, disse o médico psiquiatra associado à APPSIQ, Paulo André Pera Grabowski, que ministrou o curso. “Foi uma oportunidade única de aprofundar este tema específico dentro de um evento científico”, afirmou o palestrante, que é coordenador do Programa para Diagnóstico Diferencial de Demência Precoce, Mania, Síndromes Psicóticas e Catatonia Recorrente (DPMASP) da Residência Médica em Psiquiatria da Prefeitura de São José dos Pinhais.