Publicado em: 07/04/2021
O dia 2 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento oportuno para entender melhor sobre conceito, a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos mais apropriados disponíveis para crianças e adolescentes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ, acredita que quanto mais informações corretas e atualizadas sobre os transtornos mentais, mais rápido a identificação dos sintomas e a procura por tratamento especializado, o que contribui para melhora do curso, bem como para a diminuição do desgaste e custos relacionados ao transtorno.
Por isso, a APPSIQ irá promover no dia 10/04/2021 às 10h um evento 100% on-line e gratuito com o tema: Ação de Conscientização do Autismo.
O evento será aberto ao público, onde contaremos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por psiquiatras, psicóloga e terapeuta ocupacional, que irão palestrar e tirar dúvidas ao final do evento.
Para participar é necessário a adquirir seu ingresso.
PROGRAMAÇÃO
10h - Abertura
Dr Glauber Kaio (Vice-Presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ - Capital)
Dr Cleverson Kaio (Coordenador do evento e Tesoureiro da APPSIQ)
Dr Júlio Dutra (Presidente da APPSIQ)
10:10h - Quando suspeitar de TEA ? Qual o papel do psiquiatra e das medicações no diagnóstico e tratamento?
Dra Maria Cecília B. Carneiro (Psiquiatra)
10:25h - Como o tratamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) contribui no desenvolvimento de indivíduos com TEA?
Mayara F. Nunes (Psicóloga)
10:40h - O que devemos saber sobre Integração Sensorial no TEA?
Débora Regina Motter (Terapeuta Ocupacional)
10:55h - Bate papo - Perguntas e respostas
11:10h - Encerramento
PALESTRANTES
Dra. Maria Cecília Beltrame Carneiro
Médica Psiquiatra. Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre pela UFPR. Atua na área há mais de 10 anos. Membro da Associação Paranaense de Psiquiatria.
Mayara F. Nunes
Psicóloga, Especialista em Terapia Comportamental, Mestra em Psicologia Clínica pela USP. Diretora da Play - Intervenção Comportamental. Atua há 10 anos com crianças, adolescentes e adultos sob a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.
Débora Regina Motter
Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná. Residência em Saúde Mental pelo Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre). Pós-graduação em Estimulação Precoce pelo Centro Lydia Coriat (Porto Alegre). Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres (CLASI/CASI).
Mais informações através do e-mail secretaria@psiquiatria-pr.org.br ou WhatsApp (41) 99265-7585