Dia 2 de Junho é o dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Publicado em:  02/06/2021

Dia 2 de Junho é o dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares.

Este dia foi criado para expandir a conscientização global sobre os transtornos alimentares como doenças tratáveis, e seu objetivo é dar uma atenção especial ás pessoas que sofrem com este transtorno.

Este tema ainda é esquecido, e muitas vezes omitido, por ainda ser entendido como tabu perante a sociedade, mas os Transtornos alimentares (TAs), podem afetar qualquer pessoa independente de etnia, idade, gênero e podendo levar a um prejuízo no funcionamento social, acadêmico, ocupacional, tanto do portador, quanto de toda a família.

Neste cenário, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por um transtorno alimentar.

Embora os transtornos alimentares possam ser tratados com sucesso, apenas 01 em cada 10 pessoas com distúrbio alimentar recebe tratamento adequado.

Além disso, dados da literatura apontam que portadores de TAs apresentam custos médicos mais altos comparados a de outros transtornos mentais, talvez pela falta de conhecimento específico em relação aos TAs, o que leva a um atraso na procura do tratamento correto.

Dessa forma, o quadro clínico em geral se agrava e o transtorno pode evoluir de forma crônica.

Transtornos alimentares mais conhecidos:

• Anorexia nervosa (restrição severa dos alimentos)

• Transtorno da compulsão alimentar (comer quantidades excepcionalmente grandes de alimentos e perder o controle sobre o comportamento alimentar).

• Bulimia nervosa (compulsão alimentar seguida de comportamentos compensatórios, como vômito auto induzidos, uso de laxantes, diuréticos ou exercícios físicos excessivos).

Quanto mais consciência, mais rápido será a identificação dos sintomas e a procura por tratamento especializado, o que contribuirá para melhora, bem como para a diminuição do desgaste e custos relacionados a este transtorno.

Não deixe de buscar um especialista para informação correta e tratamento!




<< Voltar