OPINIÃO DO ASSOCIADO

Publicado em:  17/01/2023

Autora: Dra. Luana Zen, médica Psiquiatra associada da cidade de Toledo-Pr.

CRM/PR 25671 | RQE 23466

A BBC NEWS Brasil fez uma matéria contando o caso de uma jovem de 20 anos que foi internada em hospital psiquiátrico por um diagnóstico errado, na Inglaterra. Lendo a matéria, percebi como sua manchete foi sensacionalista e como o seu internamento foi realmente necessário.

A matéria conta que a jovem começou os sintomas gripais, a princípio sendo tratada como um caso de mononucleose (doença do beijo). Em alguns dias, seu quadro evoluiu com algumas mudanças de personalidade e perda da capacidade de fala. O médico nesse momento prescreveu antidepressivos e orientou ajuda com o psicólogo.

Como o quadro continuou progredindo, o médico assistente optou por interna-la em um hospital psiquiátrico para seguir a investigação e tratamento. Nesse momento, eles conseguiram chegar no diagnóstico, 3 semanas depois, de encefalite anti-NMDA, uma doença autoimune que causa uma inflamação no cérebro.

Então, se o quadro dela era de causa orgânica, o internamento por um distúrbio mental foi errado? A meu ver, o problema está em como as instituições psiquiátricas são vistas como vilãs. Um diagnóstico de um distúrbio mental é muito mais comum e prevalente na população do que encefalite anti-NMDA,um diagnóstico raro e de difícil realização.

Desse modo, ainda bem que ela foi internada, pois assim pode receber um diagnóstico correto em um tempo muito menor do que seria feito ambulatorialmente. Não devemos esquecer que o tratamento psiquiátrico é médico, possui investigações clínicas e diagnósticos diferenciais como em todas as especialidades.

ACESSE AQUI A MATÉRIA  NO SITE DA BBC NEWS